sábado, 2 de abril de 2011

Você existe? - Solipsismo


     O solipsismo é uma concepção filosófica que prega que apenas "eu" e minhas experiências são reais. Todo o resto, incluindo as demais pessoas, árvores, móveis etc, são criações de minha mente. O "solipsismo do momento presente" estende este ceticismo aos nossos próprios estados passados, de tal modo que tudo o que resta é o eu presente.

     Por exemplo, se você existe, logo eu, seus amigos, familia, animais de estimação, plantas, objetos, pessoas famosas e até mesmo os pokemons são criações de sua mente. Nós, as outras pessoas, não temos consciência, pois somos parte da SUA consciência. Nós não pensamos. Tudo o que fazemos e falamos é exatamente o que você criou conscientemente ou não.

    Porém, se sou eu que crio tudo à minha volta, por que não sou milionário? por que eu erro? por que me surpreendo? por que eu aprendo coisas com as outras pessoas? por que  muitas vezes me apaixono sem ser correspondido? por que pokemons não existem?


     Veja bem, quando você esta sonhando, tudo sai de sua mente também, e no entanto você tem pesadelos, as coisas saem do seu controle, e muitas vezes as pessoas de seus sonhos também não realizam seus desejos. No entanto, nos sonhos, você voa, transforma-se em animais e faz coisas inimagináveis na “vida real”.

     Dá para ficar louco ao se aprofundar no solipsismo, afinal, você também criou coisas inimagináveis, como Armas de destruição em massa, genocídios, corrupção, escravidão, trafico, guerras por toda a parte e até o Hitler. Que mente suja a sua, hein?


     Além disso, você também criou a banda restart, o funk carioca e o Big Brother...

    É interessante pensar que, como único ser existente, você criou muitas coisas que ama e que odeia. Criou pessoas melhores e piores que você, mais ricas e mais pobres, mais felizes e mais tristes… você criou uma balança, onde tudo é harmonizado pelo dualismo do bom e do ruim. Como se isso fosse algo necessário para que suas experiências em seu mundo o mantenham vivo (assim como no filme Matrix, onde o agente Smith explica que o mundo perfeito não deu certo, justamente por que era perfeito)

    Acho que é com essa resposta que temos tantas desgraças no mundo. Políticos, o povo sofre! “E daí?”- pensam eles – “vocês não existem”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário