domingo, 3 de abril de 2011

Hijikata Toshizou, o vice-comandante demoniaco.






     Nasceu em 31 de maio de 1835, aonde hoje é tokyo. ficou orfão ainda jovem e foi criado pelo seu irmão.



     Passou sua juventude vendendo um medicamento para o tratamento de lesões, como hematomas e ossos quebrados de sua familia, enquanto aprendia a arte da espada sozinho.


     Seu cunhado gerenciava um dojo Tennen Rishin-ryū, e através dele, Hijikata conheceu Kondou Isami  e foi formalmente matriculado na Tennen Rishin-Ryu Shieikan, em 1859. 


     Embora ele próprio nunca tenha dominado totalmente o Tennen Rishin-ryu , é dito que ele conseguiu desenvolver o "Shinsengumi-Kenjutsu" um estilo de luta baseado no Rishin Tennen-Ryu.


     Em 1863, ele o Kondou Isami formaram o Shinsengumi. Kondo, Kamo Serizawa e Niimi Nishiki, eram os comandantes do Shinsengumi e Hijikata era um dos vice-comandantes.


     Logo, Kondou torna-se o único comandante do Shinsengumi, com Yamanami Keisuke e Hijikata como seus vice-comandantes.


     As regras do Shinsengumi eram rigorosamente aplicadas por Hijikata e acabou ganhando o apelido de "vice-comandante demoníaco" ou "o demônio do Shinsengumi". Desertores e traidores eram ordenados a cometer seppuku, o que aconteceu com Yamanami Keisuke em 1865 por violar a segunda regra do shinsengumi.


     Em 25 de abril de 1868, Kondou foi executado pelo novo governo e Hijikata comandou o shinsengumi em suas ultimas batalhas.


     Ele sabia que estava lutando uma batalha perdida, e disse ao médico Matsumoto Ryojun que "eu não estou indo para a batalha para ganhar. Com o governo de Tokugawa prestes a ruir, seria uma vergonha se ninguém estivesse disposto a cair com ele. É por isso que eu devo ir. Vou lutar com o melhor combate da minha vida a morrer para o país".


     Quando a curta República Ezo foi fundada, Hijikata foi feito um vice-ministro do Exército.


     No conflito final da revolução, em 11 de maio de 1869, Hijikata foi morto em combate a cavalo por uma bala que atingiu a parte inferior de suas costas.


     Não se sabe onde Hijikata foi enterrado, mas uma lápide memorial fica perto da Estação de Itabashi em Tóquio , ao lado de Kondo Isami. O poema de morte confiado a Ichimura Tetsunosuke pouco antes da morte de Hijikata diz:




"Meu corpo pode cair na ilha de Ezo, mas meu espírito guarda meu senhor, a leste."







Nenhum comentário:

Postar um comentário