quarta-feira, 30 de março de 2011

Lendas urbanas: Kuchisake Onna

     Kuchisake Onna é uma das principais lendas urbanas japonesas da atualidade. A tradução mais próxima em Português é "a mulher da boca cortada". Geralmente descrita como uma mulher muito bonita, com longos cabelos pretos e uma mascara cirúrgica cobrindo a região da boca (no japão é costume usar esse tipo de mascara para evitar contaminar as pessoas quando se está doente.).  A mascara esconde um longo corte, que vai praticamente de orelha à orelha. Algumas versões ainda afirmam que ela tem muitos dentes afiados.




     Aparece nas noites de nevoeiro do Japão, usando uma máscara cirúrgica, e uma tesoura nas mãos. Quando encontra sua vítima, faz a seguinte pergunta: “Watashi Kirei ?” (Estou bonita?) Se a vítima responder não, ela mata a vítima com a tesoura.




    
     Se a vítima responder “Sim”, ela irá tirar a máscara e pedir: “Kore Demo ?” (Mesmo Assim ?).




     Então, se a vítima responder Sim novamente, ela irá entender como cinismo, e irá matá-la. Ou seja, no caso dessa lenda, há um jogo de perder ou perder, você não tem escolha.




     Na pronúncia japonesa, “kirei” (bonita) e “kire” (imperativo do verbo cortar) produzem sons parecidos. Daí você já pode imaginar o jogo de palavras e o perigo de responder sim ou não. Por isso, dizem que a melhor saída é responder “Você é mais ou menos”, pois isso deixaria Kuchisake Onna confusa sobre o que fazer e daí a vítima pode escapar.


     Essa lenda urbana ganhou mais popularidade recentemente, mesmo assim, há diversas explicações a respeito de sua origem. Uns dizem que o terrível corte na boca é resultado de uma cirurgia plástica fracassada; outros afirmam que é uma irmã que invejava a beleza da outra, uma terceira diz que era  uma mulher muito bonita e vaidosa, casada com um Samurai muito ciumento. Um dia, ele chega em casa com muita raiva e briga com ela, acusando-a de ser infiel. Nesta noite, ele corta a boca dela, de orelha à orelha, e grita: Quem vai te achar bonita agora ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário