Os vikings eram navegadores habilidosos que viviam na região onde hoje estão a Noruega, a Suécia e a Dinamarca, no norte da Europa.
Quando estavam em suas terras, eram fazendeiros que cuidavam de plantações e de gado, alem de caçar e pescar. Depois do plantio das sementes, na primavera, ou logo apos a colheita, no outono, os mais jovens partiam em expedições maritimas de pirataria e comércio.
Os meninos eram treinados desde pequenos para serem corajosos. Eles praticavam esportes e aprendiam a manejar espadas, martelos e lanças.
Todas as crianças, incluindo as meninas, eram ensinadas a cantar, recitar e contar histórias conhecidas como sagas. Os vikings adoravam sentar-se ao redor do fogo para ouvir poemas sobre seus feitos e seus heróis. Dessa forma muitos conhecimentos foram passados de geração em geração.
As crianças adoravam patinar no gelo. Para isso usavam um calçado de couro equipado com uma lâmina de osso
Os vikings faziam casas de um só comodo, sem nenhuma divisao interna. Os mais ricos construiam varias coisas assim, uma perto da outra.
Eles tambem tinham um alfabeto próprio, com letras chamadas runas, que eram esculpidas em pedras.
As viagens
A visão de um barco viking chegando muitas vezes era motivo de pavor nas cidades litorâneas. É que , entre os séculos IX e XI, esse povo atacou e depois colonizou varias áreas da europa.
Entre as terras conquistadas estavam parte da Inglaterra e da Irlanda, o norte da França, da Islândia, a Groenlândia e a Rússia. Eles tambem chegaram ao norte da África, à Itália, à Espanha, a Portugal e à América do Norte.
Para navegar, se orientavam pelo sol e pelas estrelas. Quando o céu ficava nublado, esperavam até que o tempo melhorasse. Os barcos tinham remos e também uma grande vela quadrada.
Os vikings gostavam de ancorar em baías para passar a noite. Em terra montavam tendas, acendiam fogueiras e cozinhavam mingau com peixe ou carne-seca. Às vezes eram obrigados a dormir no barco e então deitavam sobre os bancos de remar e se enrolavam em peles, pois não podiam fazer fogo para se esquentar.
Os barcos vikings tinham as duas extremidades levantadas, permitindo que se movimentasse para frente, ou para tras. A proa muitas vezes tinha uma escultura de dragão.
Feitas de madeira leve, as embarcações podiam ser carregadas por terra entre dois rios próximos.
Na América
Há mil anos, os vikings chegaram à região onde hoje está o Canadá. Existem duvidas sobre quem descobriu a existência das terras, mas acredita-se que o primeiro a visita-las teria sido Leif Eriksson, também chamado de Leif, o sortudo. Ele era filho de Eric, o vermelho, que colonizou a Groenlândia.
Não se sabe o local exato, mas Leif chegou a algum ponto no leste ou no nordeste do Canadá. Mais tarde, outras expedições visitaram a América e conta-se que uma pequena colônia foi montada. Os estrangeiros teriam desistido do novo território depois de brigas com grupos de indígenas locais.
A história da passagem dos vickings pela América está registrada em duas sagas.
Em 1960, arqueólogos encontraram vestígio de casas e objetos em um lugar chamado L'anse aux Meadows, bem no norte do Canadá, onde hoje há um parque nacional. Analises mostraram que o material descoberto era do ano 1000.
Ninguém sabe ao certo, mas talvez os vikings tenham extraido madeira da América do norte para construir casas na Islândia e na Groenlândia.
As sagas descrevem vários lugares que teriam sido visitados por esse povo. Pesquisadores tentam até hoje descobrir outros lugares aonde os vikings possam ter chegado.
que massaaaaaaaaaaaaa doido vikings e uma historia boaaaaaaaaaaaaaaaa
ResponderExcluir