Teoria do Caos nada mais é que um pequeno evento presente que faz uma grande mudança nas consequências e muda o futuro. Parece estranho, mas é verdade. Veja um caso: Imagina que você está andando de carro, e seu pneu fura, bem à caminho de um encontro com a garota mais linda da escola. Você se atrasa, e de repente ela passa a te odiar. Todos estão tirando onda com você pelo resto do colegial por isso. Até mesmo na faculdade. Você fica prejudicado e se sente mal, a ponto de entrar em depressão profunda e parar de estudar. Agora imagine se o seu pneu não tivesse furado? Você estaria bem sucedido, talvez, e até casado com a menina mais linda da escola. Um pequeno fator (o prego que estava no meio da rua) mudou toda a sua vida.
Agora você deve estar se perguntando: "Sim, explicou o que é Teoria do Caos, mas e o que é Efeito Borboleta?"
Efeito Borboleta é o patamar inicial da Teoria do Caos. Ela explica que o bater das asas de uma borboleta pode mudar os cursos naturais e até mesmo fazer algum desastre natural no outro lado do mundo, como um tufão, por exemplo.
Esse tipo de imprevisibilidade nunca foi segredo, mas a coisa ganhou ares de estudo científico sério no início da década de 1960, quando o meteorologista americano Edward Lorenz descobriu que fenômenos aparentemente simples têm um comportamento tão caótico quanto a vida. Ele chegou a essa conclusão ao testar um programa de computador que simulava o movimento de massas de ar. Um dia, Lorenz teclou um dos números que alimentava os cálculos da máquina com algumas casas decimais a menos, esperando que o resultado mudasse pouco. Mas a alteração insignificante, equivalente ao prego do nosso exemplo, transformou completamente o padrão das massas de ar. Para Lorenz, era como se "o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Texas". Com base nessas observações, ele formulou equações que mostravam o tal "efeito borboleta".
Fonte: Estação Nerd, Mundo Estranho
Nenhum comentário:
Postar um comentário